Extensão

Espaço em que compartilhamos os projetos e programas de extensão vinculados ao InterTrads.

A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (Art. 3º, Capítulo 1 da RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018).

PROGRAMAS DE EXTENSÃO:

 

Otradilis tem como objetivo identificar, mapear, acompanhar e divulgar informações, ações e produções relacionadas à tradução e interpretação de, entre e para línguas de sinais tanto nacional quanto internacionalmente.

O Tilsjur tem como objetivo a promoção de ações voltadas à profissionalização e formação de intérpretes e de tradutores(as) de línguas de sinais que atuam no meio jurídico e o acesso das comunidades surdas ao judiciário.

PROJETOS DE EXTENSÃO:

 

Cada Encontro eu Conto um Conto tem como objetivo a tradução, criação e divulgação de literatura infantil em Libras-português e a produção de recursos didáticos para o ensino de Libras como primeira e português como segunda língua.

Librando tem como objetivo facilitar o acesso à cultura, educação e lazer para pessoas das comunidades surdas, através de pesquisas de tradução literária e disponibilização de um acervo de conteúdos literários feitos por, para e sobre as comunidades surdas.

O Libras e Saúde tem como objetivo despertar em profissionais e acadêmicos(as) da saúde o interesse pelo melhor atendimento às pessoas com surdez, através do acesso ao conhecimento da realidade das comunidades surdas com suas peculiaridades e desafios.

O Première tem como objetivo a tradução e legendagem interlinguística de filmes indisponíveis no catálogo nacional e a legendagem intralinguística de filmes nacionais ainda não legendados.

O UFSCacessível tem como objetivo proporcionar às comunidades surdas acesso as notícias, informações e resoluções relativos a vida acadêmica da UFSC através da disponibilização de vídeos em Libras com dublagem em português.