CASTRO JR., G. de

Artigos:

  1. SANTOS, Eliane da Rocha Gonçalves dos; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; PROMETI, Daniela. Proposta de fichas terminológicas (libras e português) de termos do campo de discussões étnico-raciais para a promoção de políticas educacionais antirracistas. Revista da ABPN[S. l.], v. 18, n. 46, p. 186-204, 2024.
  2. FRANCISCO, Gildete da S. Amorim; MACHADO, Vanessa Lima Vidal; CASTRO JÚNIOR , Gláucio de. Fichas terminológicas apresentadas para o registro multilíngue de sinais-termo nas áreas de Biossegurança e Saúde. Revista do GEL[S. l.], v. 20, n. 3, p. 144–167, 2024.
  3. JÚNIOR, Gláucio Castro; PROMETI, Daniela; SANTANA, Neemias Gomes; FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes. Explorando a interseção entre algoritmos, redes sociais e inclusão da pessoa Surda. Liinc em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. e7024, 2024.
  4. CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; PROMETI, Daniela. Considerações sobre a diversidade linguística da Libras: uma língua minoritária. Revista Linguística[S. l.], v. 19, p. 113-126, 2024.
  5. CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; TUXI, Patricia; FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; PROMETI, Daniela. Descrição de sinais-termo em diferentes propostas terminográficas em Libras. Tradterm, São Paulo, v. 45, p. 351–381, 2023.
  6. FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. Acessibilidade em Libras nas áreas de saúde e biossegurança na forma de aplicativoCommunitas[S. l.], v. 7, n. 17, p. 207-221, 2023.
  7. FRANCISCO, Gildete da S. Amorim; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. Estudo de metodologias para estruturação de fichas terminológicas em Libras: análise das etapas de coleta, organização e registro de sinais-termo. (Con)Textos Linguísticos[S. l.], v. 17, n. 36, p. 52-73, 2023.
  8. FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; CAMPELLO, Ana Regina e Souza; BOURGUIGNON, Saulo Cabral; CARDOSO, Fernanda Serpa. Proposta de sinais-termo em Libras para áreas de saúde e biossegurança. Revista Educação Especial[S. l.], v. 36, n. 1, p. 1–24, 2023.
  9. CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; FAULSTICH , Enilde; PROMETI, Daniela; FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes. Gramática da datilologia em Libras. Peer Review[S. l.], v. 5, n. 3, p. 135–150, 2023.
  10. CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; PROMETI, Daniela; MARINHO, Erivaldo de Jesus. Health campaigns and the deaf person: the need for language acessibility in Libras: Campanhas em saúde e a pessoa surda: a necessidade da acessibilidade linguística em Libras. Concilium[S. l.], v. 23, n. 3, p. 684–699, 2023.
  11. FRANCISCO, Gildete da Silva Amorim Mendes; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. Terminologia de glossários em Libras: análise dos parâmetros linguísticos, organização e registro de sinais-termo na área da saúde. MOARA, [S. l.], n. 63, v. 1, p. 169-193, 2023.
  12. CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; TUXI, Patricia; FRANCISCO, Gildete da S. Amorim Mendes; PROMETI, Daniela. Descrição de sinais-termo em diferentes propostas terminográficas em Libras. Tradterm, [S. l.], v. 45, p. 351-381, 2023.
  13. FRANCISCO, Gildete da S. Amorim; CONDI, Juveirce Christiane Medeiros Ramos ; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. Tradutores-Intérpretes de Libras no contexto da educação de surdos: relação entre a conduta do profissional e aspectos linguísticos e extralinguísticos. PERcursos Linguísticos[S. l.], v. 12, n. 32, p. 32–54, 2022.
  14. OLIVEIRA, João Gabriel de Araujo; MOREIRA, Franciele Oga;  CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; REICHERT; Andre Ribeiro. An essay on the institutional importance to support sign language professional interpreters in the Covid-19 pandemic situation: the brazilian case. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 61, n. 1, p. 210-217, 2022.
  15. CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. Visão política da Lexicologia e Terminologia em Libras: a constituição da base lexical e base conceitual. South American Journal[S. l.], v. 7, n. 02, p. 140-166, 2020.
  16. AMORIM, Gildete; RAMOS, Alex Sandro Lins; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; AFONSO, Luciana de Souza; CASTRO, Helena Carla. Coronavirus, deafness and the use of different signs of the area in health during a period of pandemic time: is that the best option to do?. Creative Education, [S. l.], v. 11, n. 04, p.  573-580, 2020.
  17. CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; NASCIMENTO, Cristiane Batista do. Terminologia escolar em língua de sinais brasileira. Revista Espaço, [S. l.], n. 49, p. 113-130, 2018.
  18. PROMETI, Daniela; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de.  Acessibilidade linguística e cultural na educação de surdos: A libras como estratégia didática no ensino/pesquisa/extensão. Revista Ecos, [S. l.], v. 24, n. 01, p. 314-351, 2018.
  19. PROMETI, Daniela; CASTRO JÚNIOR, Gláucio de. EAD e o ensino de libras: o caso da universidade de brasília (UNB). Revista FAEEBA[S. l.], v. 24, n. 44, p. 161–178, 2015.

 Livros Publicados e Organizados:

  1. FRANCISCO, G. S. A. M. (Org.) ; CASTRO JR., G. de (Org.) ; PROMETI, D. (Org.) ; DAWES, T. P. (Org.) . Estudos e propostas para o ensino de língua(gens) para a educação bilíngue de Surdos. 1. ed. Curitiba – Paraná: CRV, 2024. v. 1. 220p .
  2. CASTRO JR., G. de; FRANCISCO, G. S. A. M. (Org.) ; CHAVES, G. M. (Org.) ; ROCHA, B. B. (Org.) ; IVANICSKA, R. F. (Org.) . Saberes e Reflexões interdisciplinares: prática e pesquisa. 1. ed. Itapiranga/SC: Schreiben, 2023. v. 1. 336p .
  3. FRANCISCO, G. S. A. M. (Org.) ; CASTRO JR., G. de (Org.) . Formação de Professores e Intérpretes Educacionais para produção de materiais bilíngues. 1. ed. Petrópolis: Arara Azul, 2023. v. 1. 257p .
  4. MESQUITA, Z. P. S. (Org.) ; SILVA, M. G. T. (Org.) ; CASTRO JR., G. de (Org.) . Léxico alfabético semibilíngue de sinais-termo do curso de Pedagogia. 1. ed. Imperatriz: Estampa, 2023. v. 1. 151p .
  5. CASTRO JR., G. de; FRANCISCO, G. S. A. M. (Org.) ; PROMETI, D. (Org.) ; TUXI, P. (Org.) ; MARINHO, E. (Org.) . Estudos do Léxico das Línguas de Sinais. 1. ed. Petrópolis: Arara Azul, 2023. v. 1. 329p .
  6. CASTRO JR., G. de; PROMETI, DANIELA ; TUXI, Patricia ; FLEURI, A. C. L. ; MOTA, V. H. O. ; MARINHO, E. J. . Inventário Nacional de Sinais-Termo do Campo do Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil em Libras: Acessibilidade e Elaboração de Léxico Bilíngue (Libras/Português). 1. ed. Curitiba: Appris, 2022. v. 1. 408p .
  7. CASTRO JR., G. de; PROMETI, D. ; TUXI, Patricia ; MARINHO, E. J. . Estudos de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022. v. 1. 467p .
  8. CASTRO JR., G. de; PROMETI, DANIELA ; TUXI, Patricia ; RODRIGUES, S. . ANAIS do I Congresso Internacional de LExicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais e II Fórum Internacional sobre Produção de Glossários e Dicionários em Línguas de Sinais. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019. v. 1. 504p .

 Capítulos:

  1. NAKAHATA, T. M. ; STANZANI, E. L. ; CASTRO JÚNIOR, G. de . CAMINHOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BILÍNGUE PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: Vinicius Iuri de Menezes; Eliana Marques Zanata; Fabiana Aparecida Menegazzo Cordeiro; Vera Lucia Messias Fialho Capellini. (Org.). Diálogos Sobre Experiências em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 1ed.Bauru – SP: ABPEE, 2024, v. 2, p. 192-196.
  2. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; FRANCISCO, G. S. A. M. ; PROMETI, D. ; BERTOLUCI, M. L. ; ROSSI, A. R. ; SANTANA, Neemias Gomes . TECENDOS CAMINHOS POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO BRASIL. In: Carlos Batista. (Org.). ESTUDOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO, ARTES E CULTURA ATÉ 2034. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2024, v. 1, p. 123-136.
  3. FRANCISCO, G. S. A. M. ; CASTRO JÚNIOR, G. de . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: o acesso e a acessibilidade em libras no contexto bilíngue. In: Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gláucio Castro Júnior; Daniela Prometi; Tathianna Prado Dawes. (Org.). Estudos e propostas para o ensino de língua(gens) para a educação bilíngue de Surdos. 1ed.Curitiba – Paraná: CRV, 2024, v. 1, p. 15-46.
  4. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, D. ; SANTANA, Neemias Gomes ; ROSSI, A. R. ; BERTOLUCI, M. L. . ENSINO DE LÍNGUA(GEM) NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS. In: Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gláucio Castro Júnior; Daniela Prometi; Tathianna Prado Dawes. (Org.). Estudos e propostas para o ensino de língua(gens) para a educação bilíngue de Surdos. 1ed.Curitiba – Paraná: CRV, 2024, v. 1, p. 47-58.
  5. PROMETI, D. ; CASTRO JÚNIOR, G. de ; SANTANA, Neemias Gomes ; ROSSI, A. R. ; BERTOLUCI, M. L. . PAPEL DO LÉXICO NA COMPREENSÃO E VISIBILIDADE DA LIBRAS NA COMUNICAÇÃO BILÍNGUE DO SURDO. In: Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gláucio Castro Júnior; Daniela Prometi; Tathianna Prado Dawes. (Org.). Estudos e propostas para o ensino de língua(gens) para a educação bilíngue de Surdos. 1ed.Curitiba – Paraná: CRV, 2024, v. 1, p. 79-96.
  6. SOUZA, E. C. F. S. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE ; PROMETI, D. ; SANTANA, Neemias Gomes . INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA UM ENSINO INTEGRADO DE LIBRAS NO AMBIENTE EMPRESARIAL. In: AIRTON POTT; AVANI MARIA DE CAMPOS CORRÊA; DENÍSIA MORAES DOS SANTOS; IVÂNIA CAMPIGOTTO AQUINO; MARA CRISTINA PIOLLA HILLESHEIM. (Org.). TECENDO DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E ACADÊMICA. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2024, v. 1, p. 176-184.
  7. BANDEIRA, J. T. A. ; SOUZA, E. C. F. S. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE ; TUXI, P. ; PROMETI, D. ; SANTANA, Neemias Gomes . FORMAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES SURDOS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: AIRTON POTT; AVANI MARIA DE CAMPOS CORRÊA; DENÍSIA MORAES DOS SANTOS; IVÂNIA CAMPIGOTTO AQUINO; MARA CRISTINA PIOLLA HILLESHEIM. (Org.). O UNIVERSO LITERÁRIO E A EDUCAÇÃO: abordagens contemporâneas. 2ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2024, v. 2, p. 42-58.
  8. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; SANTANA, Neemias Gomes ; PROMETI, DANIELA . EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA EM TORNO DA INCLUSÃO. In: AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR; BRUNA BEATRIZ DA ROCHA; REBECA FREITAS IVANICSKA; SIMONE HELEN DRUMOND ISCHKANIAN. (Org.). A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA CONTEMPORANEIDADE: TECNOLOGIAS, INCLUSÃO E AVANÇOS NA EDUCAÇÃO DIALÉTICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2023, v. 1, p. 127-143.
  9. ROSSI, A. R. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE ; PROMETI, DANIELA . Contribuições da Escola para Surdos Dulce de Oliveira em Uberaba – MG: perspectivas e reflexões para a educação bilíngue de Surdos. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gabriela de Moraes Chaves; Bruna Beatriz da Rocha; Rebeca Freitas Ivanicska. (Org.). Saberes e Reflexões interdisciplinares: prática e pesquisa. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2023, v. 1, p. 27-36.
  10. SILVA, B. B. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE ; FRANCISCO, G. S. A. M. . Terminologia da área da saúde em Libras: o conceito do sinal-termo. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gabriela de Moraes Chaves; Bruna Beatriz da Rocha; Rebeca Freitas Ivanicska. (Org.). Saberes e Reflexões interdisciplinares: prática e pesquisa. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2023, v. 1, p. 37-49.
  11. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; PROMETI, D. ; ROSSI, A. R. ; SOUZA, E. C. F. S. . Estudos sobre a variação linguística da Libras. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gabriela de Moraes Chaves; Bruna Beatriz da Rocha; Rebeca Freitas Ivanicska. (Org.). Saberes e Reflexões interdisciplinares: prática e pesquisa. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2023, v. 1, p. 62-71.
  12. XAVIER, F. R. B. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE . Português como Segunda Língua: Ensino da categoria gramatical preposição para Surdos por meio da multimodalidade. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gabriela de Moraes Chaves; Bruna Beatriz da Rocha; Rebeca Freitas Ivanicska. (Org.). Saberes e Reflexões interdisciplinares: prática e pesquisa. 1ed.Itapiranga/SC: Schreiben, 2023, v. 1, p. 72-84
  13. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; PROMETI, D. ; SANTOS, E. R. G. ; ANDRADE, I. C. . PRODUÇÕES E PESQUISAS EM LIBRAS NAS ÁREAS DA LINGUÍSTICA E ESTUDOS DA TRADUÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PPGL E POSTRAD DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA ? UnB. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Daniela Prometi; Patricia Tuxi; Erivaldo MArinho. (Org.). Estudos do Léxico das Línguas de Sinais. 1ed.Petrópolis: Arara Azul, 2023, v. 1, p. 19-36.
  14. FRANCISCO, G. S. A. M. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE . Produção e Registro de Sinais-termo: análise de materiais bilíngues sob as óticas lexicográficas e Terminológicas. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Daniela Prometi; Patricia Tuxi; Erivaldo MArinho. (Org.). Estudos do Léxico das Línguas de Sinais. 1ed.Petrópolis: Arara Azul, 2023, v. 1, p. 47-72.
  15. SOUZA, E. C. F. S. ; FARNESE, D. H. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE ; PROMETI, D. . Condições elementais na formação de sinais-termo da Libras. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Daniela Prometi; Patricia Tuxi; Erivaldo MArinho. (Org.). Estudos do Léxico das Línguas de Sinais. 1ed.Petrópolis: Arara Azul, 2023, v. 1, p. 87-100.
  16. FRANCISCO, G. S. A. M. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE . Formação de professores e intérpretes de Libras Educacionais para produção de materiais bilíngues. In: Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Gláucio Castro Júnior. (Org.). Formação de Professores e Intérpretes Educacionais para produção de materiais bilíngues. 1ed.Petrópolis: Arara Azul, 2023, v. 1, p. 17-46.
  17. SANTANA, Neemias Gomes ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE . Análise Discursiva sobre o percurso sociohistórico da política linguística para a Comunidade Surda Brasileira. Argumentação Aplicada aos Estudos em Políticas Linguísticas. 1ed.Belém: Home Editora, 2023, v. 1, p. 97-116.
  18. PEDROSA, C. E. F. ; OLIVEIRA, A. A. ; CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE ; SANTANA, Neemias Gomes ; ALVES, J. B. . Educação de Surdos no Ensino Superior: desafios, conquistas e experiências. In: Lucas da Silva Martinez. (Org.). Temas em Educação. 1ed.Foz do Iguaçu: CLAEC, 2023, v. 1, p. 63-83.
  19. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; FRANCISCO, G. S. A. M. ; PROMETI, D. ; MINEIRO, A. . REFLEXÕES SOBRE A TERMINOLOGIA DA SAÚDE DA PESSOA SURDA NO BRASIL E EM PORTUGAL: ACESSO ÀS CAMPANHAS DE SAÚDE. In: Amâncio António de Sousa Carvalho. (Org.). PESQUISAS E DEBATES SOBRE A SAÚDE COLETIVA: UM INTERCÂMBIO ENTRE BRASIL E PORTUGAL: Volume 1. 1ed.Triunfo – PE: Omnis Scientia, 2023, v. 1, p. 935-952.
  20. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, D. ; ROSSI, A. R. . O LÉXICO E SUA DINÂMICA NAS LÍNGUAS DE SINAIS. In: Gláucio Castro Júnior; Gildete da S. Amorim Mendes Francisco; Daniela Prometi; Patricia Tuxi; Erivaldo MArinho. (Org.). Estudos do léxico das línguas de sinais. 1ed.Petrópolis – Rio de Janeiro: Arara Azul, 2023, v. 1, p. 73-86
  21. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE. Registro do Léxico na Perspectiva da Variação Linguística da Libras. In: CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; PROMETI, Daniela; TUXI, Patrícia; MARINHO, ERIVALDO DE JESUS.. (Org.). ESTUDOS DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA, TERMINOLOGIA E TERMINOGRAFIA DAS LÍNGUAS DE SINAIS. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. , p. 1-.
  22. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; PROMETI, DANIELA ; ALMEIDA, F. M. ; OLIVEIRA, M. C. C. ; MOTA, V. H. O. . Contribuição Tecnológica e Linguística do QR Code na Divulgação de Sinais-Termo em Libras dos Espaços Turísticos do Brasil. In: CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; PROMETI, Daniela; TUXI, Patrícia; MARINHO, ERIVALDO DE JESUS. (Org.). ESTUDOS DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA, TERMINOLOGIA E TERMINOGRAFIA DAS LÍNGUAS DE SINAIS. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. , p. 2-.
  23. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; PROMETI, DANIELA ; TUXI, Patricia ; MOTA, V. H. O. ; OLIVEIRA, M. C. C. . O PROJETO: ACESSIBILIDADE VIDEOGRÁFICA NAS CAMPANHAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO INSTRUMENTO DE ACESSO A INFORMAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE. In: CASTRO JÚNIOR, Gláucio de; PROMETI, Daniela; TUXI, Patrícia; MARINHO, ERIVALDO DE JESUS.. (Org.). ESTUDOS DE LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA, TERMINOLOGIA E TERMINOGRAFIA DAS LÍNGUAS DE SINAIS. 1ed.Curitiba: Appris, 2022, v. , p. 3-.
  24. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, DANIELA ; LOPES, Betty ; MARINHO, E. J. . A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO LEXICOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES, PROFESSORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS. In: Flávia Medeiros Álvaro Machado; Patrícia Tuxi Santos; Tânia Aparecida Martins. (Org.). LEXICOLOGIA, TERMINOLOGIA E LÍNGUAS DE SINAIS UM TRILHAR NO UNIVERSO DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E TRADUTÓRIOS. 1ed.São Paulo: Paco, 2022, v. 1, p. 5-24.
  25. ANDRADE, B. L. L. ; CASTRO JÚNIOR, G. de ; BERTOLUCI, M. L. . Tradução de videoprovas em Libras: análises das legislações e regulamentações brasileiras. In: Glauber de Souza Lemos. (Org.). O INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS ESTUDOS DA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DAS LÍNGUAS DE SINAIS: ATRAVESSAMENTOS PRÁTICOS, SOCIAIS E POLÍTICOS. 1ed.Rio de Janeiro: INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS, 2022, v. 2, p. 67-88.
  26. CASTRO JÚNIOR, GLÁUCIO DE; SANTOS, T. C. . Proposta de Criação de Material Didático Visual para o Ensino da Classe Gramatical Artigo para Alunos Surdos Do Ensino Fundamental 2. In: Elói Martins Senhora. (Org.). Políticas Públicas na Educação e a Construção do Pacto Social e da Sociabilidade Humana 2. 1ed.: , 2021, v. , p. 265-.
  27. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, D. ; SANTANA, Neemias Gomes . O ingresso de surdos e surdocegos na Universidade de Brasília – UNB e o ensino de LIBRAS no Brasil. In: Miriam Sester Retorta; Jamile Cristina Ajub Bridi; Allan Martins Mohr. (Org.). Inclusão no ensino superior: práticas, desafios e possibilidades. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2020, v. , p. 89-107.
  28. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, D. ; SANTANA, Neemias Gomes . A inclusão de Surdos na Universidade de Brasília – UnB e o ensino de Libras no Brasil: pretensão, fatos e pontos de vistas. In: Yuri Miguel Macedo; David Kaique Rodrigues dos Santos; Cláudia Braga Maia. (Org.). Inclusão e Diversidade na Educação: desafios e possibilidades. 1ed.Porto Seguro: Oyá, 2019, v. 1, p. 1-276.
  29. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, D. ; ROSSI, A. R. . O protagonismo do idoso Surdo na Mobilidade Urbana. In: Pastor Willy Gonzales Taco; Adriana Modesto de Sousa; Philippe Barbosa Silva. (Org.). Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Equidade e Inclusão Social. 1ed.Goiânia: Kelps, 2018, v. , p. 79-85.
  30. CASTRO JÚNIOR, G. de. Contextos Linguísticos na acessibilidade e mobilidade urbana da pessoa Surda: a criação de sinais-termo em Libras. In: Pastor Willy Gonzales Taco; Adriana Modesto de Sousa. (Org.). Acessibilidade e Mobilidade urbana na perspectiva da Pessoa Surda. 1ed.Goiânia: Kelps, 2017, v. 1, p. 50-62.
  31. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, D. ; COSTA, M. R. ; FELTEN, E. F. ; SOUSA, S. M. M. . Léxico e Terminologia da Língua de Sinais Brasileira: discussões sobre os conceitos de Acessibilidade e da Mobilidade urbana na Libras. In: Pastor Willy Gonzales Taco; Adriana Modesto de Sousa. (Org.). Acessibilidade e Mobilidade urbana na perspectiva da Pessoa Surda. 1ed.Goiânia: Kelps, 2017, v. 1, p. 65-83.
  32. CASTRO JÚNIOR, G. de; PROMETI, D. . O Ensino de Libras nos Cursos de Licenciaturas em EaD/UnB. In: F. Cordelia Oliveira da Silva; Michelle Machado de Oliveira Vilarinho. (Org.). O que a Distância revela – Volume II. 1ed.Brasília: UnB, 2017, v. 2, p. 7-227.
  33. CASTRO JÚNIOR, G. de. A prática na Educação de Surdos. In: Joniana soares de Araújo. (Org.). A práxis na educação de Surdos. 1ed.: Prisma, 2016, v. 1, p. 6-15.
  34. CASTRO JÚNIOR, G. de. Cultura Surda e Identidade: estratégias de empoderamento na constituição do sujeito Surdo. Educação de Surdos: formação, estratégias e práticas docentes. 1ed.: Editus, 2015, v. 1, p. 11-23.
  35. CASTRO JÚNIOR, G. de. Elaboração de material didático para o ensino de Ciências e Biologia para alunos Surdos. In: Alice Melo Ribeiro. (Org.). Coletânea de TCC de Biologia. 1ed.Brasília: UnB, 2015, v. 1, p. 34-37.